Bem vindos!

Com grande prazer estamos aqui recebendo a cada um de vocês pais, alunos, professores, amigos da escola, autoridades, e a quem interessar possa, para podermos mostrar um pouco de nosso trabalho e do nosso amor por cada criança que participa da nossa história. Que Jesus continue sendo a base da ESCOLA MONTEIRO LOBATO.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto 3º Ano

Projeto da Turma do 3º ano - Professora Valéria

Objetivo: desenvolver a leitura e observação do meio em que vive.
Justificativa: Aprender com as histórias estilos pedagógicos.
Projeto Leitura- História em Quadrinhos - 3º ANO

Introdução:

As histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.

Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho dos professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
Objetivo geral:

            Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.

Objetivos específicos:

Na escola, uma prática de leitura intensa é necessária por muitas razões. Ela pode: \
Ø  Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
Ø  Estimular o desejo de outras leituras;
Ø  Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
Ø  Permitir a compreensão do funcionamento da escrita: escreve-se um texto para ser lido.
Ø  Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
Ø  Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares – condição para a leitura fluente e para produção de textos.
Ø  Possibilitar produções orais(reconto), escritas e em outras linguagens.
Ø  Possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre fala e a escrita.
Ø  Favorecer a estabilização de formas ortográficas.

Clientela (Perfil da Turma) Alunos do 3º Ano
Número de Aulas

duração o ano todo - Sendo 2 aulas por semana, dependendo do interesse dos alunos.

Estratégia:

v  Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.
v   Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica.
v  Escolha do personagem favorito.
v  Trabalho com a leitura em voz alta.
v   Interpretação da sequência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos.



Recursos de Ensino

Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda;
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito;
Colorir boneco do cebolinha;
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta;
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens;
 Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos deverá registrar em sua folha aqueles encontrados;
Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens
CD Música da Turma da Mônica


Conteúdos:
Linguagem oral: uso da linguagem em diferentes situações, invenção e relato de historias, produção de breve discurso; recontos de partes de historia lidas pelo professor, utilização da linguagem oral como forma de representação lúdico-criativa.
Linguagem escrita: formação de palavras, frases e textos a partir de figuras, textos coletivos, função social da escrita, contato com diversos tipos de gêneros textuais, compreensão da função dos signos verbais, relação entre desenho e  escrita, escrita de textos.
Estudos Sociais (Sociedade) Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento
Ciências (Natureza) Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Matemática- Tratamento de Informações: Fazer a contagem e o gráfico dos personagens principais que eles mais gostaram.
Incentivos: Lembrancinhas em palitinhos, Pinturas, Máscaras, Calendário para colorir, Adesivos para cadernos Incentivos para cadernos.
Cartazes de Combinados, regras de convivência.
Avaliação:
 será de forma processual e contínua com observação sobre o desenvolvimento do aluno; o que apresentou de melhoria na escrita e no interesse pela leitura.
Culminância:
Apresentação de um classificado ( anuncio de venda ou compra dos gibis) para expor a importância de diferentes textos escritos e ou narrados.
Trabalhos artísticos sobre o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: