Projeto da Turma do 3º ano - Professora Valéria
Objetivo: desenvolver a leitura e observação do meio em que vive.
Justificativa: Aprender com as histórias estilos pedagógicos.
Projeto
Leitura- História em Quadrinhos - 3º ANO
Introdução:
As histórias em quadrinho da
Turma da Mônica conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de
aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os
personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com
algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o
Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas
transversais com as crianças, não excluindo os demais.
Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo transformar o
trabalho dos professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa,
no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de
desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a
vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados
como conhecimento novo.
Objetivo
geral:
Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Objetivos específicos:
Na escola, uma prática de leitura
intensa é necessária por muitas razões. Ela pode: \
Ø Ampliar a visão de mundo e
inserir o leitor na cultura letrada;
Ø Estimular o desejo de outras
leituras;
Ø Possibilitar a vivência de
emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
Ø Permitir a compreensão do
funcionamento da escrita: escreve-se um texto para ser lido.
Ø Expandir o conhecimento a
respeito da própria leitura.
Ø Aproximar o leitor dos textos e
os tornar familiares – condição para a leitura fluente e para produção de
textos.
Ø Possibilitar produções
orais(reconto), escritas e em outras linguagens.
Ø Possibilitar ao leitor
compreender a relação que existe entre fala e a escrita.
Ø Favorecer a estabilização de
formas ortográficas.
Clientela (Perfil da Turma) Alunos do 3º Ano
Número de Aulas
duração o ano todo - Sendo 2 aulas por semana, dependendo do interesse dos alunos.
Estratégia:
v Conversa com todo grupo sobre o
que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.
v Leitura individual de uma tirinha da turma da
Mônica.
v Escolha do personagem favorito.
v Trabalho com a leitura em voz
alta.
v Interpretação da sequência dos quadrinhos e
discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e
textos narrativos.
Recursos de Ensino
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda;
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito;
Colorir
boneco do cebolinha;
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta;
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens;
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta;
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens;
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões
onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos deverá
registrar em sua folha aqueles encontrados;
Escrita
espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens
CD Música
da Turma da Mônica
Conteúdos:
Linguagem oral: uso da linguagem em diferentes situações,
invenção e relato de historias, produção de breve discurso; recontos de partes
de historia lidas pelo professor, utilização da linguagem oral como forma de
representação lúdico-criativa.
Linguagem escrita: formação de palavras, frases e textos a partir de
figuras, textos coletivos, função social da escrita, contato com diversos tipos
de gêneros textuais, compreensão da função dos signos verbais, relação entre
desenho e escrita, escrita de textos.
Estudos Sociais (Sociedade) Diferenças entre Zona Urbana e Zona
Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento
Ciências (Natureza) Reconhecer que a higiene corporal é um
fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Matemática- Tratamento de Informações: Fazer a contagem e o
gráfico dos personagens principais que eles mais gostaram.
Incentivos: Lembrancinhas em palitinhos, Pinturas, Máscaras,
Calendário para colorir, Adesivos para cadernos Incentivos para cadernos.
Cartazes de Combinados, regras de
convivência.
Avaliação:
será de forma processual e contínua com
observação sobre o desenvolvimento do aluno; o que apresentou de melhoria na
escrita e no interesse pela leitura.
Culminância:
Apresentação de um classificado (
anuncio de venda ou compra dos gibis) para expor a importância de diferentes
textos escritos e ou narrados.
Trabalhos artísticos sobre o
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: