Lucas de Souza Gontijo - do 5º ano
Agricultura em Carmo do Cajuru
No dia 15/06/12 fiz uma visita a Emater e entrevistei a
funcionária Alessandra. Perguntei a ela se em nossa cidade há trabalhadores
agrícolas e quais são os produtos cultivados aqui. Ela respondeu que sim e
citou quais eram os alimentos. São eles: feijão, milho, frutas, goiaba, tomate,
pimentão, cenoura, beterraba, alface, cará, abobrinha, chuchu, vagem, pepino
etc. Ela também me falou que os agricultores familiares de Carmo do Cajuru
participam do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) fornecendo
frutas, verduras e legumes para as escolas públicas e também vendem para os
comércios da cidade.
Trabalho do aluno Iago Rabelo de Menezes - 5º ano
Produtos Agrícolas
Apesar de nossa cidade ser caracterizada pela indústria moveleira, ainda cultivamos produtos agrícolas para consumo próprio e consumo da merenda escolar, através da agricultura familiar. Os produtos mais cultivados são hortaliças, mandioca, milho, feijão e café. Os trabalhadores agrícolas são poucos geralmente moram na cidade, vão cedo para a roça e voltam à tarde. São trabalhadores que ganham por dia. Existem também as famílias de trabalhadores. São pais e filhos que residem nos sítios e produzem os produtos agrícolas.
Trabalho da aluna Isabela Marques Fonte Boa - 5º ano
Foi pedido pela professora de Geografia do 5º ano da Escola Monteiro Lobato a construção de um texto sobre a agricultura de nossa cidade. Este texto será construído com o resultado de uma pesquisa realizada de EMATER de nossa cidade. A funcionária Alessandra se prontificou a ampliar meu conhecimento no assunto. Assim sendo, tomei conhecimento de que os produtos agrícolas de minha cidade são variados, aqui se cultiva frutas, verduras, legumes e cereais. As frutas são laranja, goiaba e tomate já os outros são mandioca, cenoura, beterraba, alface, chuchu, vagem, beringela, feijão, pepino e etc. Para que esta produção seja em grande escala o município conta com a mão de obra e muita dedicação de vários agricultores e suas famílias. Além disso nossa agricultura fornece muitos empregos para os cidadãos cajuruenses. Assim a produção agrícola de Cajuru parte é vendida para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) destinada a alimentação escolar. Parte é distribuída no comércio e consumida pelos cidadãos cajuruenses e a outra parte é exportada para o CEASA de Belo Horizonte.
PARABÉNS AOS ALUNOS DO 5º ANO QUE SE DESTACARAM NO TRABALHO E TEMOS A CERTEZA QUE ESSA VITÓRIA IRÁ SEGUI-LOS POR TODO TRAJETO DA VIDA PROFISSIONAL DE VOCÊS. Secretaria Escola Monteiro Lobato.